quinta-feira, 7 de julho de 2011

COMO DIZER UM NÃO NO TRABALHO?



Seguindo novamente um pedido de uma amiga e leitora do Blog, a Jornalista Aline Virgínia, no artigo publicado anteriormente, falamos sobre como aceitar um não no trabalho, porém neste novo, veremos o lado oposto desta situação. Isso mesmo, como dizer um não!

Como discutido anteriormente, temos a palavra “NÃO” como um problema, e podem estar certos de que em alguns casos, são difíceis de ser ouvidas e faladas.
Quando se tem que dizer não, muitas pessoas procuram saídas, tais como: vou ver mais tarde eu te respondo, ou ainda, e mais usado: sabe que não sei!

O problema é que em várias situações essas saídas não servem para nada.
Se estivermos falando de situações no cotidiano, como sair com amigos, ou outras atividades, provavelmente essas saídas vão se aplicar. Porém no meio corporativo não.

Vamos imaginar a seguinte situação, o gerente chega ao seu subordinado e diz que precisa que um relatório seja entregue até o final do período.
Agora, vejamos a situação do subordinado, ele está com alguns relatórios para terminar, planilhas para atualizar entre outras atividades de rotina.
Agora me responda você, no lugar do subordinado qual seria sua resposta?
Certamente seria: tudo bem pode deixar comigo.
É importante ressaltar também que em grande maioria dos casos existem várias pessoas que poderiam fazer o mesmo relatório e sem problemas.

Agora, por que fazemos isso? Será que é o medo de perdermos o emprego? Será medo de encontrarem alguém que seja melhor que a gente? Será algum medo ou o simples fato de não conseguirmos falar não? Mais então qual deveria ser nossa resposta em uma situação como esta?
Poderia citar diversas respostas, mais vou ser objetivo: Infelizmente não será possível eu lhe entregar o relatório neste prazo. Perceba que foi uma resposta simples e objetiva, que por mais que pareça uma saída, não é. Claro, devemos nos atentar a isso. Não se deve apenas inventar uma desculpa. No exemplo citado acima, realmente não seria possível a entrega do relatório a tempo.
Para todo não dito, deve haver alguma justificativa, principalmente no meio profissional, lembrando sempre, que a justificativa deve ser real e não algo inventado como saída.
Existe também um grande problema que é a situação constrangedora que algumas vezes fica entre que pediu e quem negou.
Quanto a isso, clichês a parte, é boa educação não faz mal a ninguém. Portanto saiba dizer não. Não é necessário que você ofenda quem te pediu algo. Se for algum convite, agradeça pela lembrança, diga que não pode e exponha seus motivos. Da mesma forma, deixe que a pessoa exponha os motivos pelos quais pensou em você naquele momento.

O grande problema de que aceita tudo de todos é o fato de ser sempre lembrado, principalmente nas horas ruins, nas horas extras, na sobrecarga de trabalho, entre outros males.
Por esse motivo, é importante que você saiba dizer NÃO as pessoas.
Seja sensato, direto e objetivo, respeitando sempre e exigindo respeito.

Alguns passos a serem seguidos:
·      Resolva os mal-entendidos com as pessoas da melhor maneira possível;
·      Se a atitude de alguém do seu convívio te incomoda, converse com a pessoa sobre isso;
·      Ser firme é diferente de ser agressivo, porém seja firme ao falar com as pessoas;
·      Não se iluda ao pensar que vai agradar todo mundo sempre;
·      Nunca exponha uma pessoa, se quer falar com ela, chame-a em um lugar reservado;

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