quarta-feira, 20 de abril de 2011

Algumas observações sobre profissionais de sucesso


Existe uma antiga expressão que diz: “quem dá um passo maior do que a perna certamente vai cair”. Isso se aplica na vida pessoal e profissional de todas as pessoas.

Devemos nos esforçar e dedicar para cada fase e etapa de nossa vida. O nosso sucesso depende única e exclusivamente de nós.

Em geral (existem algumas exceções, claro), as pessoas de sucesso têm uma grande trajetória, não surgiram do nada. Isso deve ser valorizado e reconhecido.

Para que possamos dar o real valor às pessoas, deveríamos olhar primeiramente para nós. Às vezes nos escondemos atrás dos erros dos outros sendo que comentemos erros e equívocos iguais ou piores. Devemos observar também os NOSSOS erros e acertos, nesta ordem.

Veja como não temos a prática de fazer isso. Liste suas qualidades de um lado e seus defeitos do outro. Você irá perceber que sente grande dificuldade de enxergar seus defeitos.

Agora escolha uma pessoa próxima a você e faça a mesma lista. Neste caso, os defeitos irão superar as qualidades.

No mundo profissional, as coisas funcionam da mesma foram. O que prejudica grande parte dos profissionais é o interesse em se preocupar em cuidar da vida do próximo, se esquecendo da sua. Isso prejudica e atrapalha a organização e o próprio empregado.

Um bom empregado e/ou candidato devem ter: foco, disciplina, educação, respeito, ser pró-ativo, estar sempre com uma boa e atualizada rede de contatos (networking), entre outras.

O mercado está para todos, só depende de você. E se tudo parece estar dando errado, pare, respire fundo e comece novamente.


Lembre-se: enxergar seus erros e corrigi-los é saudável e construtivo!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre e responsável por seus comentários, porém lembre-se que outras pessoas também vão ler isso!